4 de março de 2013

Rosca espanada VS Helicoil

Você provavelmente já se deparou com uma situação em que a rosca de uma peça espanou e não há a menor possibilidade de utilizar um parafuso maior, por questão de estética ou mesmo de espaço. A peça está em ordem, mas apenas aquela rosca foi para a casa do chapéu.

Pois bem, eu tive esse problema no manicoto esquerdo da Kassandra, logo no início, quando tentei ajustar a altura. Tentei travar com super bonder, araldite e nada.


Em uma revisão (quando eu fazia essas coisas) a moto voltou com um parafuso maior e uma cola meio esquisita.


Funcionou, meia boca mas funcionou, que se dane, deixa assim.


Porém, hoje precisei tirar o guidon CB 400 II para testar na Intruder e na Mirage (que ficou uma bela porcaria em ambas), então aproveitei para arrumar, e para isso utilizei o Helicoil.


Pois bem, meu amigo Jeff do “
Minha Primeira Moto” já usava isso há 30 anos e eu achando que essa paradinha era novidade.

 

Bom, vamos ao trabalho.

Essas foram as ferramentas que eu utilizei, além destas, utilizei a furadeira (é um tanto óbvio), a chave do parafuso, no caso a de 8 mm e uma chave de fenda bem fina.


Primeiro eu aumentei o furo, com cuidado para não furar demais e atravessar a peça ;-)

Detalhe para os pedaços de metal voando.
Deixei o furo maior

Depois fiz a rosca na medida do helicoil.



Então coloquei o helicoil lá dentro utilizando a chave de fenda.

Existe uma ferramenta específica para instalar o helicoil, só que na loja onde eu fui custava 80 pratas, por isso improvisei com a chave de fenda.

Aprendi as duras penas (de duas molas estragadas) que precisa girar isso bem na manha, caso contrário, você pode quebrar o pino que serve justamente como base para girar a mola ou ainda encavalar a mola e a rosca ficar torta.


Serviço rápido e firme, demorou mais pegar as ferramentas e depois guardar (essa parte sempre demora mais) que o trampo em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, sugerir ou criticar.
Mimimis e comentários cretinos ficarão bem quentinhos lá no "céu do inferno".