5 de maio de 2014

Viajando sobre o que é ser homem.


Olá meus amigos!

Inicialmente iria postar isso nos comentários do post "O que é ser homem?" lá no ODC, mas rendeu tanta coisa que resolvi transformar em post e desvirtuar um pouco do assunto inicial.

Costumo dizer que uma das coisas mais legais de ter comprado uma moto de uma empresa de merda é o que isso me obrigou a aprender sobre mecânica. Eu entrei nesse mundo com uma mentalidade "cliente x fornecedor" onde eu tenho o dever de pagar e o fornecedor tem o dever de fornecer o serviço, porém, o cenário que encontrei foi de um fornecedor de serviços com um lógica onde você tem o dever de pagar e eles te fazem o favor de prestar o serviço e qualidade é um luxo que você não merece.


Como diria meu amigo "Vanão", devemos tirar algo bom de tudo, mesmo que te aconteça algo ruim, tire pelo menos uma lição daquilo.

A primeira lição que tirei é de que comprar moto zero pra ter sossego é ilusão.

A segunda, de que PROCON, lei, e a PQP podem ser úteis quando se compra uma moto cara, mas pra uma moto de baixo custo, você acaba perdendo mais com ela parada esperando a burocracia que se arrumasse por conta própria (e desconfio que seja essa a estratégia das empresas de merda), logo, se eu terei que arcar com peças e serviços para não tomar canseira, a primeira lição é reforçada.

A terceira, que me fez lembrar um sermão de um professor, onde dizia conhecer um dentista que montou seu próprio sistema de computadores, é de que não importa a tua profissão, se você conhece um mau profissional no serviço que você contrata, fatalmente se sentirá tentado a fazer o trabalho por conta própria.

Acabou que foi exatamente esse o caminho trilhado, comecei a comer informação com miojo (mas na foto é feiojoada) e aos poucos fui comprando minhas ferramentas, uma coisinha aqui, outra ali, cheguei até a criar um limite nas minhas contas para compra de ferramentas, pois estava começando a sair do controle.


Uma das primeiras coisas que aprendi sobre o funcionamento da moto foi aquela pecinha mágica que mistura ar com gasolina, no tópico "Carburador: Como funciona?"do fórum Motos Custom.

Ainda fui pesquisando daqui e dali e encontrei um tópico no forum motonline ensinando a limpar carburador, e não é que lá também tinha umas dicas de como regular?
Mais ou menos na mesma época, descobri o material de serviço de algumas motos, foi como o dentista lá de cima conhecendo um livro da 70-290 ;-)



E mais a frente encontrei os vídeos do Tonella explicando sobre outros tipos de carburadores e até o funcionamento de diferentes tipos de motores.


E não é que num vídeo sobre o fusca dele eu aprendi a regular as válvulas da minha moto?



Mas afinal, o que tudo isso tem com o post do Bayer?

Pelo simples fato de ter me lembrado de uma frase muito famosa do Sr. Linus Torvalds:
"Você suspira por melhores dias do Minix-1.1, quando homens serão homens e escreverão seus próprios device drivers?"

E lembro de já ter dito um dia:

"Você suspira por melhores dias na garagem, quando homens serão homens e regularão suas próprias válvulas?"


Não sei se Torvalds se referia ao gênero, mas eu penso na liberdade que essas coisas trazem ao ser humano, a independência que a moto te proporciona pode chegar a níveis que você provavelmente não imagina, assim como os computadores.

Talvez esse seja esse o motivo de tamanho ódio contra motocicletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar, sugerir ou criticar.
Mimimis e comentários cretinos ficarão bem quentinhos lá no "céu do inferno".