15 de dezembro de 2014

Você já abraçou o seu CDI hoje?

Olá meus amigos.

O título deveria ser "você já desconfiou do seu CDI hoje", mas achei que do jeito que está ficou mais legal, então vai assim mesmo e bora tratar do que vim aqui falar.

O desfecho da história vocês já sabem, o CDI da Kansas estava bichado. O que vim contar aqui são os sintomas que a moto apresentou e que me fez desconfiar de diversos outros itens, até lembrar de um comportamento que ela havia apresentado quando o primeiro CDI apresentou problema.

Ao contrário do primeiro, este CDI rodou bastante tempo e foi apresentando problemas aos poucos.

Com isso, comecei a ter problemas de partida e desempenho, e de quem vocês desconfiam nessas horas?

Ele mesmo, o carburador.




Mexe daqui, mexe dali, revisei vela, cabo, cachimbo, filtro e até um fóssil de dinossauro, tive uma certa melhora, insatisfatória, mas era o que tinha, até que um dia a moto não deu partida por nada, só pegou no tranco.

No meio do caminho de volta pra casa, havia trânsito e caminhões nas 3 faixas da Rodovia Dutra, não tinha como passar e a moto apagou. Tive que empurrar para o acostamento, contando com a estupidez dos motoristas que precisavam avançar desesperadamente até a traseira dos respectivos caminhões que estavam a frente, com exceção de uma senhora, que aparentemente me deu passagem, mas repentinamente quase me atropelou, adivinha o que ela estava fazendo.




É, minha vontade foi exatamente essa.


Tranco em quarta dado (já que era subida), giro alto até chegar em casa, com sinais de mistura muito rica, sabe aquela quando o ronco da moto parece embriagado? Exatamente assim.

Dia seguinte a moto não liga por nada.

Carburador com ajuste padrão (antes estava com mistura rica), vela conferida de novo, cabo ok, tinha faísca, o que mais poderia ser? Será que entrou água no tanque?

Já me preparava para tirar gasolina da Mirage para fazer o teste, e nossa história voltou ao início, da outra vez ela falhava como se estivesse afogada, porém, bem menos sutil.

Portanto, dificuldade de partida, dificuldade de regulagem, desempenho ruim, consumo alto, podem ser um sinal de que o CDI já está com o pé na cova.

Sendo o CDI dessa moto uma peça barata, aconselho a ter sempre um de reserva contigo (não adianta nada ter ele de reserva em casa quando se está fora).

Futuramente tratarei de um problema crônico da Kansas que PODE ter influenciado na queima deste componente, assim como sua solução.

Abraço!

2 comentários:

  1. Aliás, você mencionou uma coisa interessante. Um bom tópico seria uma desmontagem / limpeza de carburador.

    Sei que já você mencionou ele em vários momentos, mas do jeito que você mostra as coisas em detalhes, seria legal ver sua visão do assunto.

    Abraços!

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    1. Isso já esteve diversas vezes em meus planos, cheguei a filmar a limpeza do carburador de um amigo, mas não ficou legal. Estou com outro aqui pra fazer uma limpeza, vou posicionar melhor a câmera e pensar num roteiro antes.
      Obrigado e abraço!

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