5 de maio de 2013

Freio de Yes 125 na Intruder 125

Ladies and Gentlemen!

Em clima de pilotagem segura, pesquisa por pneus e outras coisas que envolvem o assunto, me lembrei de uma alteração que fiz na Intruder 125 e que acho interessante compartilhar.

Há muitos anos havia um comercial de freios com o papa léguas e o coiote, em que o coitado se lascava por não conseguir parar um super carro que estava usando para tentar capturar sua refeição.

Esse é o ponto!

A Intruder não desenvolve tanta velocidade assim, mas ter uma boa frenagem é sempre bom.
Aliás, até hoje me pergunto por que raios a Intruder tem um freio menos eficiente que o da Yes, já que são motos muito parecidas e que inclusive compartilham boa parte das peças.


Foto de: http://www.motonline.com.br/yes-uma-125

Foto de: http://www.motonline.com.br/reforcada/



Tamanha é a semelhança entre elas, que não foi preciso adaptar nada para que dois itens de freio da Yes fossem utilizados na Intruder. Tanto a pinça quanto o disco encaixaram com perfeição.




Logisticamente isso seria muito interessante para a J.Toledo, uma vez que unificaria o estoque de peças da Intruder 125 e da Yes 125.


Por que raios trocar?



Essa aqui é a pinça de freio da Intruder 125, note que ela simples:
Foto de: http://mercadolivre.com.br


Foto de: http://mercadolivre.com.br


Já essa, é a da Yes 125, que é dupla, assim como na Kansas 150, Mirage, Twister, etc.
Além dessa diferença, ainda tem o tamanho do disco que também influencia. 

Foto de: http://www.motomoura.com.br

Foto de: http://markitomotos.com.br

Além da área de contato ser diferente o que torna a troca do disco obrigatória, na prática, do ponto de vista de aproveitamento de força, um disco maior é como a diferença entre aquele freio tambor que a Monark usava na Monark Cros Superstar e o freio conhecido como “ferradura”, enquanto um atuava próximo ao cubo e precisava de bastante força para parar a bicicleta e bastante área de atrito (e que normalmente acontecia mesmo que não apertasse o freio), o outro atuava no aro e não precisava de tanta área.

Foto de: http://www.preciolandia.com





foto de: http://mercadolivre.com.br


Obviamente esse exemplo é bastante exagerado uma vez que o disco da Yes é apenas alguns milímetros maior, mas é o mesmo princípio.

Aqui está o resultado da mudança:


Houve uma melhora significativa na frenagem e encontrei todas as peças e materiais necessários na Maufa e ferramentas na Guaru Par. Uma vez feita a sangria, tem aquele tempo de assentar a pastilha, então não conte com o freio em sua totalidade logo no início.

4 comentários:

  1. Precisou trocar o reservatório e manete?

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    1. Não, somente a pinça (que já veio com pastilha) e o disco foram trocados.

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  2. Precisou trocar o reservatório e manete?

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    1. Não, somente a pinça (que já veio com pastilha) e o disco foram trocado

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