24 de outubro de 2013

S2R - Keeway Blackster 250i

Olá meus amigos!

No post de hoje, falarei da Keeway Blackster 250i. Talvez seja mais uma Custom de 250cc no mercado Brasileiro.

Depois da completa decepção do lançamento da "Wanna be a Sportster" por uma empresinha aí, uma moto que além de contar com diversos engana trouxas, como velocímetro marcando 180 km/h, plásticos no motor imitando o Evolution, ponteira com dois canos, sendo que o motor é mono, etc, custa exatamente o mesmo que a concorrente (senão mais) e vindo do mesmo canto do planeta. A Bizarrice é tamanha com o preço desta moto, que a própria importadora tem um modelo esportivo com praticamente as mesmas especificações custando menos.

Enfim, vim falar da Blackster, mas tinha que lembrar que o último lançamento que esperava que viesse a causar concorrência, foi um insulto ao mercado consumidor, que piora ainda mais quando entra o departamento de marketing, algo que espero que a Keeway não faça.

Vamos lá, a motoca é uma mini Fat Boy, aparentemente tem duas versões:
É tão "semelhante" a FB, que até mesmo os comandos de luz são idênticos aos usados na Harley Davidson.

Primeira e segunda fotos são da Blackster, enquanto que a terceira é da Sportster 883.

Outro ponto que é bem "semelhante" ao mundo Harley, é a fixação do espelho.
 
Embora não dê pra ver exatamente como é a fixação, segue o mesmo padrão da HD, a haste atravessa o manicoto e é parafusada por baixo

E ainda tem mais detalhes "inspirados" na HD, como a relação:

Quem vê de longe pensa que se trata de uma polia, mas é a boa e velha correntona.

O motor é um velho conhecido dos "ching lingueiros", baseado no motor da Virago 250, mantendo até mesmo o filtro de ar, porém, agora em versão com IE.

Além dessa moto, a Kansas 250 também levou esse motor (aliás, ela toda é baseada na Virago), e a GR250T3, que por sinal é praticamente a mesma moto que a Blackster.

As especificações não empolgam, temos 14,3 kW a 8500 RPM e 18,7 N.m a 5750 RPM. Isso convertido pelo site: http://www.webcalc.com.br dá 19,44 CV a 8500 rpm e 1,90 kgf.m a 5750 rpm. Só pra efeito de comparação, de acordo com o que está na Wikipedia, a Virago tem 21,49 cv @ 8000 rpm e 2,1 kgf.m @ 6500 rpm. Na Mirage 250 temos Potência máxima de 29,4 cv / 9.000 rpm e Torque máximo de 2,20kgf.m a 7.000 rpm, de acordo com a própria importadora da moto.

Isso faz esse velocímetro parecer tão bizarro quanto o de uma outra Custom aí: 

A Keeway parece ter vindo justamente para jogar pedra na vidraça da Kasinski, pois como dito em http://www.motonline.com.br/keeway-e-benelli-chegam-com-linha-completa-ao-brasil/ , pretendem acolher concessionárias Kasinski em má situação e que queiram mudar de bandeira. 

Sinceramente, isso me soa como prepotência, mesmo com todo o barulho sobre as dificuldades da Kasinski e um monte de vendedor da concorrência ficando indignado cada vez que alguém considera que a empresa ainda não faliu. Se me batessem na porta com o que tem hoje a oferecer e promessa de produtos melhores, mandaria pro inferno.

Considero prepotente, pois nem mesmo senti confiança de que a Blackster será lançada, no test drive somente tinham as 125 e 150, além de já ter visto outro modelo custom no salão passado que não foi lançado. 

Pra emplacar essa moto o preço deverá ser um bom diferencial, caso contrário, possivelmente encontraremos esse modelo sendo vendido a preço de 150 nas imediações da General Osório, vindo de algum encalhe por aí.


É esperar pra ver o que acontece no mercado, enquanto isso, o negócio é rodar.

As fotos da Blackter foram tiradas no Salão Duas rodas de 2013, no stand da Keeway, enquanto que as imagens da Virago 250 veio do blog bistury.wordpress.com , da Kansas 250 veio do site http://www.motonline.com.br e da GR250T3 veio do blog http://motobr.files.wordpress.com.

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