19 de novembro de 2013

Royal Enfield - Classic Royal Garnet

Voltando ao stand da Royal Enfield, outro modelo que chamou bastante a atenção foi o Classic Royal Garnet.
Primeiro me chamou a atenção por possuir um side car.

Puta merda, esse side car parece ter saído dos quadrinhos do Hergé direto para o Salão Duas Rodas.

Não sei dizer o motivo, mas a primeira coisa que me veio a mente quando vi isso foram quadrinhos de antigamente.

Depois por todo o resto.

Bati um papo com um vendedor, tirei algumas dúvidas e aprendi algumas curiosidades sobre a moto.

Uma das coisas que notei foi que a moto possui afogador.

Peraí, moto injetada com afogador? 

Quando perguntei dessa característica eu ainda falei:

Essa moto é carburada? Que carburador mais esquisito :P

E com toda paciência do mundo, o vendedor me explicou que moto tem esse recurso para locais muito frios e que o acionamento dele serve somente para a partida, tanto que possui uma mola para puxá-lo de volta.

Outra curiosidade, se é que posso chamar assim, é fato de a moto contribuir para o estilo "se vira". 

No kit de ferramentas dela vem espátulas para que você mesmo arrume ou troque o seu pneu e a relação dela fica presa na balança quando você tira a roda. 

Queria muito ver isso funcionando, mas acho que não me deixarão fazer um test drive deste nível. 

Outra coisa que me chamou atenção nela também é o consumo baixíssimo para a cilindrada. Enquanto tem quem fique feliz com uma 250 fazendo 28km/l, essa moto com toda sua simplicidade e motor 500cc faz entre 27 e 30 km/l. 

Obviamente estamos falando de uma condução tranquila, a velocidade máxima dela é de 135 km/h, enquanto tem moto de cilindrada menor com proposta esportiva conseguindo 180km/h (e bebendo mais que a Rê Bordosa). 

E olha só um detalhe :-)
O bom e velho kick!

Não é grande coisa se falarmos de potência, possui apenas 27,2 cv a 5200 rpm, enquanto as descontinuadas Savage 650 possui 34 Cv a 5.800 rpm, a VT600 possui 39 cv a 6.500 rpm e a Virago 535 46,2 cv a 7.500 (essas últimas bi cilíndricas). 

Mas tem um torque legal, possui 4,21 mkgf a 4000 rpm, enquanto a Savage 4,87 kgf.m a 3200 rpm, VT600 4,9 kgf.m a 3,500 rpm e a Virago 535 4,8 kgf.m a 6.000 rpm. 

Precisamos considerar também que estamos comparando com motos de antigamente, quando era permitido inclusive poluir, essas aqui só tem cara de antigamente.

Embora as motos apresentadas no site brasileiro sejam muito parecidas, tendo como diferença básica a grafia (e até uma versão cromo), e somente com acento solo, havia no stand também uma versão com banco para garupa, não sei se é um modelo a parte ou se é um acessório, além de uma com bolsas para carregar os cacarecos.

Esta última com as bolsas lembrou a Ural usada pelo Padre Moreau em "Ghostrider 2".


Do meu ponto de vista, a proposta dessa moto é de robustez e autonomia, o slogan somado ao o visual de antigamente (quando as coisas eram feitas pra durar) confirma essa sensação. 

As medidas de pneu não me parecem complexos de encontrar, pelo menos a primeira vista são medidas de motos populares, ou que o pessoal usa nas populares pra ficarem mais invocadas.

Se realmente é parruda como aparenta ser eu não sei, mas que dá vontade de comprar uma para ser a companheira do dia a dia, isso dá.

Duro é pagar R$24500,00 nela, principalmente se considerar que a Mirage 650, com pouco mais de 80 cavalos e 6,90 kgf.m, custa R$ 25.490,00. A CB500F custa R$ 23.500,00 na versão ABS, com câmbio de 6 marchas, 50,4cv e 4,55kgf.m de torque.

Especificações LS650 Savage: http://www.motoscustom.com.br/forum/viewtopic.php?t=572
Especificações Shadow VT600 e Virago 535: http://motoscustomclassics.blogspot.com.br/2010/12/fichas-tecnicas-shadow-vt-600-e-virago.html
Especificações Royal Enfield: www.royalenfieldbrasil.com.br 
Fotos da Royal Enfield Tiradas no Salão Duas Rodas.
Imagem de Rê Bordosa: http://arretung.blogspot.com.br
Imagem da Ural usada em Ghost rider 2: http://hollywoodmoviecostumesandprops.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Essas motos com visual retrô são mais complicadas de montar. Isso encarece o produto.

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    Respostas
    1. Não sei até que ponto o encarecimento vem da dificuldade de montagem, acredito mais numa sequência de coisas que resultam nisso. A Honda irá vender muito da CB500, pode operar com lucro menor por unidade, tem um público mais abrangente. É como comprar roupa diferente do que está na moda, ou tu compra num brechó ou quem tem o diferente que você quer irá cobrar um bom preço. Questão de demanda muitas vezes.
      Por falar em preço, no próximo post do S2R, o avarento aqui irá reclamar do valor de mais uma kkkkkk

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