Tenho dois posts de solução de problemas para postar, mas este aqui me empolgou mais, então que se dane os outros.
Depois de muito questionar o pessoal por aí, eu descobri o motivo de não conseguir instalar um Guidon CB II na minha Mirage:
O problema não é que o CB II não serve, é que o CB II da Roncar, que é o que tenho na Kansas, não serve na Mirage.
Pode até ser que tenham mudado isso nos atuais, mas no meu, o que impede que se instale esse guidon na Mirage é que o fabricado pela roncar tem a base ligeiramente mais estreita que o fabricado, por exemplo, pela Tork.
Isso não quer dizer que um seja melhor que o outro, apenas que as características de um atendem a Mirage e o outro não.
Pois bem, estou há tempos querendo colocar um guidon mais alto, mas o mais barato que havia encontrado custava 120 mangos.
Oras! Minha gaita não dá em árvore!
Como pode um guidon pouca coisa maior que o CBII custar 120 reais enquanto havia pagado 25 no primeiro?
No grupo do Facebook vi uma moto com o guidon da marca GVS, procurei por ela, mas só encontrei Tork, coloquei sobre a moto e pareceu dar encaixe.
E quanto custou?
A fortuna de 15 reais!
Pois é, quinze pratas e resolvi o problema da mesma forma que se tivesse comprado o de 120.
Para fixar os pesos, usei uma porca e um teco de mangueira em cada, ao apertar a porca, a mangueira expande e trava do tubo do guidon.
Aqui vai uma série de "Antes e Depois":
Minha coluna agradeceu a mudança, e por incrível que pareça, ficou mais fácil de fazer curvas, pois ficou na altura em que se tem mais firmeza. Senti a moto incrivelmente mais leve, estou tendo inclusive que me acostumar com isso.
Melhorou bastante a visibilidade dos espelhos, porém, você fica mais vulnerável a aqueles sujeitos com "síndrome de PP" e usam xenon em carro que não foi feito para ter xenon, ou anda sempre com o farol alto, isso quando não é o xenon alto.
Outro ponto negativo, é que estando mais em pé você fica mais vulnerável ao vento.
Mas no geral, me senti bem melhor.