Antes de continuar, gostaria de lembrar que eu estou usando um globo óptico de um farol auxiliar para “off roads“ e devido ao peso e do corpo do farol original ter rachado mesmo com o globo de plástico, eu reforcei tudo com durepoxy. Além disso, ainda troquei a lanterna comum por uma fita de LEDs, que chamam bastante a atenção a noite. Inclusive a capa do vídeo lá para baixo é uma foto tirada apenas com a fita de LED ligada.
Já li relatos de uso de lâmpadas mais fortes no globo original que resultaram na perda do refletivo.
O material utilizado foi:
- Soldador
- Estanho
- Um cabo AC de PC
- Um par de conectores
- Um porta fusível
- Fusível de 10A (não parece, mas está no limite, pois quando se usa o lampejador com o farol baixo ligado, o consumo fica em aproximadamente 9,6A)
- Um conector H4 (usei o de CB300, pois foi o primeiro que encontraram na Moto Peças)
- Fita isolante.
- Relês tirados de um estabilizador elétrico sucateado.
Aqui um esquema mais simplificado e direto, só deixei os relês em símbolo, pois os relês vieram da sucata e não sei qual relê você pode ter na mão:
Lembrando que são os componentes eletrônicos puros, não os relês auxiliares encontrados no mercado automotivo.
O resultado foi este:
Lanterna
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Farol baixo
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Farol Alto
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O legal é ouvir o “click” do relê colando :D
Um resultado que não esperava, é que quando ligava o farol antigamente, a luz do painel enfraquecia, hoje não há mais este problema.
Se quiser fazer isso, faça por sua conta e risco, procure fazer as ligações de forma reversível.
Se tiver outro fusível com uma certa folga de capacidade nas mãos, seria interessante utilizá-lo, pois o calor pode fazer a resistência variar, junto com ela, a corrente.
Boa tarde!
ResponderExcluirTentei fazer esse esquema ai, não deu certo, o rele liga e não desliga mais kk
valeu
Você usou relê de sucata ou automotivo? Tem aquelas identificações din?
ExcluirVocê usou relê de sucata ou automotivo? Tem aquelas identificações din?
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